Church Blog

Dispositivo de leitura digital

Saiu o Hinário Novo Cântico Digital

A Editora Cultura Cristã disponibiliza, para download gratuito, a versão digital do hinário Novo Cântico. Por enquanto a distribuição está sendo feita pelo servidor da Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto, que colaborou com a produção do e-Book. Um percentual cada vez maior de crentes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) lê a Bíblia, livros e notícias diretamente em seus tablets, smartphones e outros dispositivos. Mas até agora, só estavam disponíveis na internet arquivos “não autorizados” do Novo…

Justiça ou misericórdia?

Sempre que negamos o perdão a um irmão, estamos desconsiderando a grandeza do perdão que Deus nos deu em Cristo pelos nossos pecados. Jesus ilustra essa realidade na parábola do credor incompassivo (Mt 18.23-35). Nela, vemos um servo com uma dívida impagável diante de um rei que poderia exercer a justiça e prender toda a sua família para a quitação do débito, mas que resolveu derramar misericórdia e perdão. Em contrapartida, esse mesmo servo, agora perdoado pelo seu rei, ao…

O evangelho explicado em Gálatas

O evangelho é explicado em Gálatas 2.15-18. Sendo essencialmente santo, Deus só pode ter comunhão com o justo (Is 59.1-3; Sl 15.1-5; 24.3-6). Como podemos ser aceitos diante dele? “O homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus” (v. 16). É impossível se tornar justo diante de Deus baseado em boas obras: “por obras da lei, ninguém será justificado”. Nós somos justificados unicamente pela fé em Jesus: “também temos crido em Cristo…

Orando como Jesus

A oração de Jesus em Mateus 6, o Pai Nosso, é um mapa de orientação espiritual. Jesus nos oferece um tipo de relacionamento transformado com Deus. A oração inicia com uma percepção de distância e proximidade: Deus está no céu e é nosso Pai. E com essa compreensão, é possível apresentar nossas petições. Mas Deus não é um gênio da lâmpada. Nossas petições precisam ser reorganizadas e nosso coração reajustado. Jesus nos ensina, primeiro, a habitar em Deus, encontrando satisfação…

Perdendo o controle em 2020

Se existe algo que nos deixa inseguros, é a sensação de perda de controle. Alguns de nós encerraram 2019 frustrados pela sensação de que o controle da vida — dos relacionamentos, dos estudos, do trabalho, das finanças — foi perdido em algum momento do ano. Talvez essa seja uma das razões de o início do ano ser tão promissor: ressurge a promessa de ganhar novamente o controle. Estabelecemos novos objetivos e sonhos, crendo que faremos diferente e que o futuro…

Pedidos de paz

Há pouco mais de uma semana o mundo experimentou a expectativa pela virada de ano. Como de costume, pessoas se vestiram branco demonstrando seus anseios por paz e alegria. Porém, mal as roupas brancas das festas foram trocadas, a notícia que se espalhava era a de uma possível guerra, depois da morte de um líder iraniano. Para muitos, as expectativas de paz se esvaem e o que fica é o assombro dos noticiários. Qual otimismo consegue prevalecer em um cenário…

Dez anos

No fim da madrugada de 01 de janeiro de 2010, minha família entrou no carro chorosa. Assim que saímos do Distrito Federal, começou a tocar uma música que diz: A minha vida é do Mestre, meu coração é do meu Mestre; o meu caminho é do Mestre, minha esperança é meu Mestre. Chegamos em São José do Rio Preto no início da tarde, com os corações apertados e, ao mesmo tempo, pacificados pela convicção da direção de Deus. Aqui nós…
Modelo de Relatórios 2019

Relatórios 2019 distribuídos

No dia 26/01, por ocasião da assembleia ordinária, apresentaremos os Relatórios Gerais 2019, com a súmula da caminhada viva e simples da IPB Rio Preto. Todos os departamentos e ministérios devem preencher e entregar este relatório para inclusão no Relatório Geral. Preencha e envie para o e-mail secretariaipbriopreto@gmail.com ou entregue na Secretaria ou para o Rev. Misael, até 09/01/2020. Você pode fazer download das versões em PDF e MS Word do relatório. Formulário em PDF. Você pode preencher diretamente no…

O Alfa e o Ômega

Alfa e ômega são a primeira e última letras do alfabeto grego. No livro do Apocalipse, elas são usadas como designação de Deus, em 1.8 e 21.6: Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida (Ap 21.6). A doutrina subjacente ao título é a da soberania do Deus criador todo-poderoso. A divindade descrita nas Sagradas Escrituras é…

Natal de luz

Você já foi à represa nesses dias? Já caminhou no calçadão à noite? Já parou em um dos retornos da Bady ou da Andaló? Se sim, talvez você já tenha alguma imagem em mente. O que acontece com esses espaços no fim de ano? Eles ficam especialmente iluminados. Há luzes por todo lado. Dos mais pomposos prédios ao singelo pisca-pisca do apartamento ao lado. Há alguma conexão não explicada do Natal com a luz. Não explicada? Talvez haja um ponto…

O Natal é sobre Jesus

Eventos podem ser interpretados de maneiras distintas. Por exemplo, uma mesma partida de futebol pode ser tida como trágica para uns e gloriosa para outros. Algo semelhante ocorre com a celebração do Natal. Apesar de não sabermos o dia exato do nascimento de Jesus (a Bíblia não fornece essa informação), no séc. 4, a igreja definiu 25 de dezembro como data do festejo natalino, movida tanto por uma constatação bíblica quanto por fervor missionário. Do ponto de vista bíblico, verificou-se…

Celebremos o Natal!

Algumas igrejas não comemoram o Natal. Dizem que celebrar o Natal não cabe, pois não se sabe a data exata do nascimento de Jesus. O louvor a Deus pela encarnação, no dia 25 de dezembro, seria uma farsa imposta pela paganização da igreja. Outros questionam a simbologia. A árvore e os enfeites são símbolos pagãos contrários ao Cristianismo. Por último, afirma-se (desonestamente) que os reformadores não comemoravam o Natal. Sendo assim, nós não devemos fazê-lo. Tenhamos cuidado com a demonização…

O poder expulsivo da gratidão

Descontentes não agradecem. Insatisfeitos apenas olham para o que está faltando, o que está ruim, o que não segue os seus padrões e expectativas. Na raiz do descontentamento está o egoísmo e a ingratidão. Egoísmo, pois eu me vejo como o centro do mundo e da minha vida; ingratidão, pois não me alegro nem agradeço pelo que recebi — muitas vezes nem reconheço que as tenho recebido. É essa a sua história? Notando sempre o que não possui, criticando a…