Aula 01. Rótulos, identificações e juízos

Aula 01. Rótulos, identificações e juízos

Prévia gratuita

Matéria O Cristão Frutífero

Trecho da aula

Eu me interesso pelo assunto dos ministérios e dons como cristão bíblico, reformado, calvinista e cessacionista. Admito que o rótulo é muito extenso. O adjetivo “reformado” já deveria implicar nos demais.

1.1. Rótulos podem ser úteis

Rótulos não são, necessariamente ruins. É claro que a rotulagem sempre é errada quando cria uma caricatura que impede a compreensão, mas um rótulo pode ser bom e necessário. Rótulos podem informar honestamente o que é determinada ideia ou produto. Podem inclusive advertir sobre sua validade, ou perigos para a saúde em seu uso ou consumo. No caso do estudo sobre os dons espirituais, se bem utilizados, rótulos podem ajudar como recursos da linguagem, necessários para descrever a realidade. Temos de esclarecer conceitos, a fim de discutir adequadamente uma questão, como preconiza a Filosofia Reformacional: “A clareza sobre conceitos é importante ao permitir uma boa discussão. Queremos enfatizar que isso é mais do que um jogo de linguagem. […] estamos convencidos de que a meta primária da linguagem é nos habilitar a falar sobre a realidade. Por isso, em relação aos conceitos, pode-se certamente perguntar se eles oferecem uma representação adequada da realidade” (Johannes Maarten Verkerk e Marc. J. de Vries. Filosofia da Tecnologia).

Eu me vejo forçado a utilizar o rótulo dilatado para não deixar dúvida sobre minha posição. Desde o séc. 17 já se sabe que um cristão pode ser bíblico sem ser reformado (é o caso de Martinho Lutero). Hoje, em plena era da pós-verdade, os sistemas, conceitos e posições se tornaram ainda mais fluidos. Roger Olson afirma a existência de cristãos que são tanto bíblicos, quanto reformados e arminianos. Wayne Grudem, C. J. Mahaney e Sam Storms são populares como calvinistas que acreditam em revelações contemporâneas do Espírito Santo. Walter e John McAlister, líderes da Igreja Cristã Nova Vida, agora se assumem como pentecostais reformados.

  • Leia a apostila O Cristão Frutífero: Ministérios e Dons Espirituais: Parte 1: Aproximações Necessárias (aulas 1 a 6):
Palavras-Chave
Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, religião, cristianismo, estudo bíblico, pneumatologia, eclesiologia, dons espirituais, ministérios, serviço cristão, teologia do pacto, calvinismo, Assembleia de Westminster, cessacionismo, pentecostalismo.

Tópicos desta aula:

  • 1.1. Rótulos podem ser úteis
  • 1.2. Presbiterianismo do Brasil cessacionista
  • 1.3. Movimentações na igreja, identificações e juízos

Recursos da aula:

Áudios da aula:

Introdução à matéria

Aula 01: Rótulos, identificações e juízos

Tags da aula: assembleia de Westminster, calvinismo, cessacionismo, cristianismo, Deus, Dons Espirituais, eclesiologia, Espírito Santo, estudo bíblico, Jesus Cristo, ministérios, pentecostalismo, Pneumatologia, religião, Serviço Cristão, teologia do pacto
Voltar para: O cristão frutífero: uma leitura bíblica dos ministérios e dons espirituais > Parte I: Aproximações necessárias

Comentário ( 1 )

  • Joao Roberto Martins Vieira

    Como um membro, que podemos considerar novo na IPB, estou buscando conhecimento mais detalhado da Palavra de Deus, pois ele me escolheu e sou dele para sempre.
    Estou conseguindo isso através do trabalho da igreja, na preocupação de passar maneiras corretas e eficazes, através dos pastores e suas posturas, para mostrar a cada dia mais a necessidade de conhecer o mundo cristão; pois o mundo material e atual está totalmente contrário às palavras de Jesus Cristo, nosso advogado perante Deus. E o mundo de hoje está fazendo exatamente o que aconteceu há mais de 2000 anos. O Verbo que viveu entre nós continua sendo deixado de lado, e a consequência disso será muito prejudicial à humanidade.
    Por isso agradeço a Deus por ter me chamado e colocado num lugar que prega a verdadeira Palavra e tenta aumentar o número de pessoas que arrependidas dos pecados cometidos, que passem a seguir a Palavra de Deus Pai Todo-poderoso e único.
    Parabéns pelo nivel da matéria que está se iniciando. Que Jesus Cristo continue abençoando e dando conhecimento a seus pastores para continuar este trabalho, a fim de atingir o maior número de pessoas possível, juntamente com os missionários que fazem isso em condições totalmente adversas e inadequadas, mas com Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo no coração, vamos conseguir caminhar para a santificação da forma certa e atingir a meta principal, que é a vida eterna.
    Muito obrigado.

Postar Comentário