O cristão frutífero: uma leitura bíblica dos ministérios e dons espirituais

O cristão frutífero: uma leitura bíblica dos ministérios e dons espirituais

12 alunos cursando esta matéria

Matéria O Cristão Frutífero
Clique em entrar para acessar suas matérias
Plano da matéria
Conheça o plano da matéria (em PDF, 29 KB).

Certificação
Ao final da matéria você obterá um certificado.

Para quem são estes estudos

Estes estudos beneficiarão cristãos de todas as denominações evangélicas que se interessam em conhecer o que a Bíblia ensina sobre os ministérios e dons espirituais.

Tema da matéria

João Calvino afirmou o seguinte: “Os crentes são ricamente equipados com diferentes dons, mas é preciso que cada um reconheça que o Espírito de Deus lhe proporcionou tudo quanto possui, porquanto ele derrama seus dons, assim como o sol difunde seus raios em todas as direções” (Comentário a 1Coríntios 12.8).

Escrevi uma primeira versão destes estudos em 1997, para uso em classes da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Central do Gama. O Senhor se manifestou graciosamente chamando, motivando e capacitando pessoas para o serviço. Quando deixei a igreja, em 2009, ainda funcionavam na igreja alguns ministérios iniciados naquele primeiro ciclo de estudos. Desde então o material foi alterado algumas vezes, em 1999 e 2001. Em 2004 eu reescrevi o curso com o título O Cristão Frutífero. Em 2008 e 2009, após uma interpretação mais cuidadosa das passagens bíblicas fundamentais, a maior parte das afirmações baseadas em tais passagens foi modificada ou ampliada. O exercício hermenêutico conduziu à alteração de ideias que não resistiram ao crivo da Palavra de Deus. A fim de organizar as verdades dentro de uma moldura mais consistente com a doutrina sadia, o texto passou por uma revisão e foi republicado em coautoria com Ivonete Silva Porto em três volumes, sob os títulos O Espírito Santo e o Discípulo no Pacto, Introdução aos Ministérios e Dons Espirituais e O Ofício de Pastor Mestre. Os dons e ministérios passaram a ser considerados a partir do entendimento da Trindade, da teologia pactual e de uma leitura calvinista cessacionista. Em 2011 eu voltei aos textos para administrar uma controvérsia no Presbitério de São José do Rio Preto e em 2014 e 2019, retomei o título O Cristão Frutífero em palestras ministradas na Primeira Presbiteriana de Itajaí, SC.

Os objetivos principais destes estudos são:

  1. Ajudar o leitor a conhecer o ensino da Bíblia sobre o chamado para o serviço a Deus e os dons espirituais.
  2. Motivar a igreja para um ministério fiel e pujante, na dependência e poder do Espírito Santo.

Um objetivo secundário é fornecer subsídios para que cristãos com convicções cessacionistas não se sintam acuados diante da argumentação daqueles que acreditam na continuidade dos ofícios e dons extraordinários.

Oro para que estes estudos contribuam para que a igreja seja uma verdadeira família de discípulos de Jesus Cristo. Que a igreja seja viva, simples e unida. Que os cristãos adorem ao Senhor, evangelizem, vivam comunhão e dediquem a Deus suas vidas, recursos e dons, na dependência do Espírito Santo. Que isso resulte no bem da igreja, em serviço ao Criador no mundo e em glória dada somente a ele.

Misael Batista do Nascimento, 10 de abril de 2019.

Matricule-se
Complete seu cadastro de matrícula para acessar as aulas desta matéria.
Aulas presenciais
Aulas presenciais de 15/04 a 15/07/2019. O Certificado Pleno é concedido apenas a alunos da modalidade presencial que atendam aos critérios de certificação.

Módulos

Parte II: Alguns dons espirituais

Aulas