Rua Prudente de Moraes 2664, SJ Rio Preto, SP  (55 17) 3214-1410 - Disque Paz: (55 17) 3234-2905

Disciplina para ouvir e obedecer

Tudo na vida exige disciplina. Precisamos de disciplina no cuidado com a saúde, para organizar nosso trabalho, estudos e tempo. É impossível uma vida espiritual sem disciplina. Precisamos nos disciplinar na prática da meditação, do estudo da Palavra de Deus e da oração. Disciplina é necessária para ouvir a voz de Deus sendo sensíveis ao que ele quer nos dizer. Elias não encontrou Deus no vendaval, no terremoto ou no fogo, e sim no murmúrio de uma brisa (1Rs 19.1-13). Na disciplina espiritual, atentamos para essa voz suave e nos dispomos a responder.

Vivemos rodeados de tantas preocupações e distúrbios exteriores que fica dificíl ouvir a voz divina. Muitas vezes tornamo-nos surdos, incapazes de saber quando Deus nos chama e de entender o que ele quer de nós. Por isso, nossa vida tornou-se absurda. Na palavra “absurdo” encontramos a palavra (em latim) surdus, que significa “surdo”. A vida espiritual exige disciplina porque precisamos aprender a ouvir a Deus, que está sempre falando por meio de sua Palavra.

Quando aprendemos a ouvir, tornamo-nos obedientes. A palavra “obediente” vem do latim audire, que significa “ouvir”. A disciplina espiritual é necessária para a lenta jornada da vida absurda para a vida obediente, da vida cheia de ruídos de preocupações para uma vida na qual haja espaço interior disponível para ouvir a Deus e seguir sua orientação.

A vida de Jesus foi uma vida de obediência. Ele estava sempre escutando o Pai, sempre atento à sua voz, sempre alerta à sua direção. Jesus era “ouvinte pleno”. Esta é a verdadeira oração: Ouvir a Deus plenamente. O centro de toda oração é, de fato, ouvir e permanecer em atitude de obediência na presença de Deus. Que Deus nos ajude a viver como Jesus.

Pr. Thiago. Publicado no Boletim 237 | 13 de julho de 2014

Categorias: PastoraisTags: ,
%d blogueiros gostam disto: