Rua Prudente de Moraes 2664, SJ Rio Preto, SP  (55 17) 3214-1410 - Disque Paz: (55 17) 3234-2905

EFR 2011: 28 a 30 de Setembro de 2011

Início às 19h do dia 28/09/2011.

O tema do Encontro da fé reformada em S. J. Rio Preto neste ano é A Força da Pregação, centrado em Jeremias 23.29:

Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

De acordo com a Bíblia o crescimento na graça e conhecimento do Senhor não depende de estratégias ou metodologias sofisticadas, basta utilizar o que é designado pelo próprio Deus e que, em Cristo, no poder do Espírito, está disponível a todos os crentes.

Atualmente pululam visões e propostas. A oração é concebida em termos supersticiosos, a santidade é vista ora como produto do acatamento de regras externas, ora como resultado de experiências místicas absolutamente subjetivas. A alegria espiritual autêntica é confundida com estados emocionais produzidos em ambientes manipulados. Todos querem resultados rápidos, transformação total em um final de semana, cura interior em um seminário de meio expediente. Ademais, a cultura digital e contemporânea privilegia a imagem e exige a adoção de novas mídias e métodos para o desenvolvimento da igreja, preferencialmente descartando a pregação. Para esta geração, o ensino bíblico sobre pregação pode parecer um anacronismo.

A questão é que tal “cristianismo” produz crentes deficientes, imaturos e egocêntricos, biblicamente analfabetos, doutrinária e moralmente confusos, fracos no testemunho e absolutamente descompromissados com o cumprimento dos mandados divinos. A pregação é desconsiderada e a igreja sofre. Quem quer ser obreiro qualificado nada contra a maré; dispõe-se a aprender sobre a correta exposição bíblica e a praticá-la, para a glória de Deus.

Áudios das plenárias

Preletores

Elias Medeiros

O Dr. Elias Medeiros realizou trabalhos evangelísticos e de plantação de igrejas na região Norte do Brasil. Atualmente é professor de Missiologia e Metodologia de Pesquisa do Reformed Theological Seminary (RTS), em Jackson, Mississipi. Colabora como professor visitante do curso de Doutorado em Ministério do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ), da Universidade Mackenzie.

Mauro Meister

O Dr. Mauro Meister é professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ), da Universidade Mackenzie. Colabora como professor da Escola Dominical e pregador na Igreja Presbiteriana da Lapa, em São Paulo. Publica artigos no Blog O Tempora! O Mores!.

Solano Portela

Presbítero e membro da Junta de Educação Teológica (JET) da Igreja Presbiteriana do Brasil, membro da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, graduado em Ciências Exatas, fez o mestrado no Biblical Theological Seminary (EUA, 1974). Além de suas atividades no campo empresarial, em São Paulo, é tradutor, conferencista e autor dos livros Fé Cristã e Misticismo, A Lei de Deus Hoje, Educação Cristã? e Cinco Pecados Que Ameaçam os Calvinistas. Publica artigos no Blog O Tempora! O Mores!.

Jaime Marcelino

Pastor há 21 anos da Igreja Presbiteriana Cidade Nova, em Manaus, membro da Junta de Educação Teológica (JET) da Igreja Presbiteriana do Brasil, principal articulador do Encontro da Fé Reformada em Manaus e do Encontro da Fé Reformada no Brasil. O Pr. Jaime tem se destacado no ministério fiel ao rebanho de Cristo, frutuoso serviço de pregação e incentivo a pastores de diversas denominações da região amazônica.

Misael Nascimento

O Dr. Misael Nascimento é pastor da Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto, sede do Encontro da Fé Reformada em Rio Preto, SP. Tem colaborado com o Presbitério de São José do Rio Preto (PRIP) como deputado ao Supremo Concílio e delegado ao Sínodo. É membro da JURET-SUL da Igreja Presbiteriana do Brasil. É autor dos livros Desvendando o Mac OS X: Um Guia Para Quem Deseja Conhecer as Novidades do Sistema Operacional Mais Avançado do Mundo e Os Primeiros Passos do Discípulo (no prelo). Publica artigos no Blog Somente Pela Graça.