Lidando com as surpresas da vida

Em nosso viver, estamos sujeitos a situações completamente diferentes. De conforto e preocupação, de segurança e medo, de alegria e tristeza, de notícias boas e ruins.

Examinando as Escrituras, constatamos também esta realidade na vida dos discípulos de Jesus. Em Mateus 14: 13-33, lemos que, no entardecer daquele dia, eles foram surpreendidos por duas circunstâncias.

Primeira, ao verem Jesus multiplicar cinco pães e dois peixes para alimentar “cinco mil homens além de mulheres e crianças”. Naquela ocasião, desfrutaram de intensa alegria, fartura, segurança e paz. Mas “logo a seguir”, Jesus ordenou que eles entrassem no barco e fossem para o outro lado. Naquele momento, enquanto remavam, por certo comentavam alegres tão grande acontecimento, indo mar adentro. Foi um milagre!

Mas aos poucos, a situação foi mudando. O vento lhes era contrário, as ondas se agitavam com força açoitando o barco. E, num momento, toda aquela alegria que haviam desfrutado se foi. Estavam agora com medo, preocupados e correndo risco de morte. O pânico foi tamanho que, ao verem Jesus, pensaram ser um fantasma.

Assim pode acontecer na nossa vida. Vivemos momentos de conforto e paz, nos quais tudo dá certo e vai muito bem. Mas de repente, o céu pode escurecer, e passarmos por situações difíceis, que nos são como fortes ondas agitadas pelo vento. Como gostaríamos de não precisar enfrentá-las! Porém, Jesus mesmo afirmou: “No mundo passais por aflições” e nos encoraja dizendo: “tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16: 33).

Sim, nesta vida, e às vezes no mesmo dia, passamos por situações opostas. O apóstolo Paulo também afirmou: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação […] de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência […] tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4: 11-13).

Em meio às surpresas da vida, ouçamos a voz de Jesus: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais”. Tão somente creiamos em Jesus em todo o tempo, e descansemos no seu cuidado amoroso.

Pr. Gilberto.

Categorias: Sem categoria