Música

O ministério de música auxilia a igreja conduzindo o cântico congregacional e louvando a Deus com grupos corais, quartetos e outras iniciativas musicais pertinentes e alinhadas aos Princípios de Liturgia da Igreja Presbiteriana do Brasil e ao Estatuto do Ministério de Música da IPB Rio Preto.

O cântico concilia dignidade e graça aos atos sagrados e nos estimula à busca fervorosa de Deus. No entanto, é preciso ter cuidado para que não estejamos mais apegados à melodia do que ao sentido espiritual das palavras. Se formos cuidadosos nesse sentido, não há dúvida de que cantar louvores seja uma prática muito santa. Saibamos, porém, que as músicas criadas apenas para o prazer humano não são compatíveis com a majestade da Igreja e desagradam profundamente a Deus. João Calvino.

Atribuições do ministério de música

  • Fornecer suporte instrumental e de direção do canto de hinos e cânticos espirituais, em cada atividade de adoração da igreja.
  • Capacitar seus integrantes nas competências necessárias para a excelente execução musical e condução dos hinos e cânticos.
  • Promover a formação musical geral dos membros da igreja, contribuindo para que as novas gerações sirvam ao Senhor através da música.
  • Motivar e agregar voluntários para o aprimoramento em música sacra.
  • Capacitar seus integrantes no conhecimento das bases bíblicas e confessionais do culto e do uso da música na igreja.
  • Auxiliar o pastor efetivo no atendimento de todas as demandas musicais contidas na agenda da igreja.
  • Potencializar os recursos musicais para o cumprimento do ideal de serviço da igreja.

Responsável: Carolina Talon Mendes Cruz (camta@ig.com.br)

Grupos

Confira a seguir os grupos atuais ligados ao ministério.

Coral adulto

É um ministério aberto a todos os membros ativos da igreja, que tenham um compromisso com Deus e com o grupo em dedicar parte do seu tempo semanal no ministério da música vocal. O objetivo do coral é louvar a Deus através da música, contribuindo assim para a edificação dos salvos e a salvação dos perdidos, e participar da liturgia dos cultos e demais atividades da igreja.

Como qualquer outro ministério, exige do seu participante o interesse em servir ao Senhor com dons e talentos que ele mesmo tem dispensado sobre seu povo. O coral tem participação ativa nos cultos.

Coral infantil

Formado por crianças de 2 a 12 anos, tem por objetivos:

  • O louvor e adoração a Deus.
  • A educação musical conforme os padrões bíblicos e confessionais da IPB.
  • O aperfeiçoamento do canto desde à tenra idade e a participação em datas especiais da igreja.

Grupos de louvor

Formados por músicos e cantores cristãos, os grupos de louvor são, antes de tudo, um ministério (serviço) dedicado ao louvor e a adoração a Deus, ou seja, sua função principal é louvar, adorar e glorificar a Deus através de música e do canto. Porém, além de tocar e cantar ao Senhor, o grupo de louvor tem a tarefa de conduzir a igreja a louvar e a adorar a Deus.

Conjunto masculino

O conjunto masculino tem por objetivo a adoração e louvor a Deus; a edificação, instrução e encorajamento do povo de Deus por meio do louvor; o testemunho da fé cristã e divulgação do evangelho por meio do louvor.

Pianistas

A IPB Rio Preto conta com irmãos e irmãs pianistas, que auxiliam no acompanhamento de hinos e outras peças musicais, nos cultos e eventos especiais da igreja.