Não siga o seu coração

Em Jeremias 17.9 está escrito: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”

Se existe algo com que devemos tomar cuidado, é o nosso coração! Tudo o que fazemos, nossas motivações, nossos ideais partem daquilo que está em nosso coração. A Bíblia diz que: “O homem tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45). O nosso comportamento é fruto do que está em nosso coração, e é por isso que a Bíblia nos diz que devemos tomar cuidado com ele. Provérbios 4.23 diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Precisamos guardar o coração, porque, segundo Jeremias, ele é mais enganoso que qualquer outra coisa. O coração do homem pecador é voltado para aquilo que é mau, para aquilo que desgrada a Deus. Nós não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores. É algo que desde a Queda de Adão e Eva (Gênesis 3) o ser humano carrega em seu coração. Por isso, devemos tomar cuidado com aquela famosa frase: “Faça o que o seu coração mandar!”, ou, “Siga o seu coração!”. Jeremias nos alerta para tomarmos cuidado com esse tipo de atitude que pode nos prejudicar muito.

E qual a solução para tudo isso? No mesmo texto de Jeremias 17, no versículo 10 está escrito: “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” Ou seja, o único que conhece o nosso coração de fato é o SENHOR! O único que pode transformar nosso coração é Deus! Por isso ao invés de seguir o coração, precisamos nos debruçar na Palavra de Deus e pedir que Ele molde nosso coração segundo à Sua vontade! Sem a intervenção do Espírito Santo em nossa vida, todas as vezes que “seguirmos nosso coração”, vamos acabar sendo enganados por ele. Mas em Ezequiel 36.26 nós podemos ler: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.”

Quando Cristo nos chama para fazer parte do seu Corpo, Ele nos faz novas criaturas, todas as coisas velhas ficam para trás e tudo se faz novo, a partir de um coração novo! Um coração novo é o que precisamos! Um coração que seja submisso à vontade de Deus, um coração que produza bons frutos para a glória de Deus Pai, um coração que não nos engane mais, mas que nos leve direto para o alvo que é Jesus Cristo.

Portanto, se eu pudesse dar um conselho, seria: Não siga o seu coração! Não faça simplesmente o que seu coração mandar! Siga a Cristo. Faça o que a Palavra de Deus mandar! Procure submeter o seu coração à vontade de Deus, pois, como já disse Jeremias, o nosso coraçao é enganoso demais! Mas a Palavra de Deus é a verdade absoluta que pode nos guiar para a vida eterna. Cristo não é enganoso e só Ele pode nos dar um novo coração!

Sem. Thiago. Publicado no Boletim 134, de 22/07/2012.

Categorias: PastoraisTags: ,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *