O crente inteiro no evento inteiro

A definição mais geral do Dicionário Aurélio para a palavra “evento” é “qualquer acontecimento de especial interesse”. Sendo assim, nossos cultos dominicais são eventos. Se na pastoral anterior falamos da necessidade de o crente estar inteiro na adoração a Deus, nesta destacamos a participação na adoração inteira. Daí o quadro impresso em nosso Boletim: o crente inteiro no evento inteiro.

Se Deus valoriza a inteireza nós temos de valorizá-la também. Imaginemos estes quadros dominicais. (1) Pela manhã o crente participa do culto e não da escola dominical; ou vice-versa. (2) À noite, o crente ouve o sermão e descarta os cânticos, ou integra-se a estes últimos e ausenta-se no primeiro. Fragmentação e pulverização.

Cada momento é planejado e realizado na dependência de Deus. Os textos escolhidos para leitura, os hinos e cânticos contemporâneos, os tópicos selecionados para estudo na escola dominical, tudo se encaixa em um quadro maior — a multicolorida tapeçaria litúrgica e vivencial da IPB Rio Preto.

Pensemos na agenda de uma família. Ao mesmo tempo em que há respeito à individualidade (as preferências de cada um são consideradas), há coisas que devem ser feitas em conjunto. Em um jantar, o filho quer mostrar uma música de sua banda preferida e a filha deseja falar sobre suas aulas de fotografia, enquanto a esposa aguarda (mesmo sem revelar a ninguém) ouvir um elogio sobre o molho da macarronada. O marido gostaria muito de assistir ao noticiário; ele poderia servir-se e comer ouvindo as notícias afundado no assento de sua poltrona da sala de TV. Mas ele se senta ao lado de sua mulher e desfruta da comunhão familiar.

Participar dos eventos inteiros é um modo de concretizarmos o nosso ideal de serviço, de sermos uma família. Talvez não gostemos de determinado estilo musical ou de pregação, nem nos sintamos entusiasmados ou muito à vontade no ambiente de uma sala de aula da escola dominical. Apesar disso, interagimos e participamos, simplesmente porque amamos. É assim que amadurecemos conforme o padrão de Cristo.

Rev. Misael. Publicado no Boletim 141, de 09/09/2012.

Categorias: Pastorais, Web SiteTags: , , , , , , , , ,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *