O doador antes dos dons

A Bíblia nos ajuda a pôr ordem nas coisas dentro de nosso coração. O princípio organizador fundamental é: Deus acima e antes de tudo. O apóstolo Paulo fala sobre isso em 1Coríntios 12.4-6:

Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

A igreja em Corinto estava desorganizada em sua moral, culto e prática da comunhão. Grupos disputavam terreno e promoviam trincas. Os capítulos 11—14 de 1Coríntios fornecem base para dizermos que uma das dificuldades da igreja era seu entendimento equivocado dos ministérios e dons espirituais. É plausível ponderar que alguns crentes se gloriavam em seus dons, serviços e realizações. Paulo explica que todas essas coisas provêm do Deus Triúno. Deus é a origem e provedor da igreja. É por Deus que a igreja é e faz qualquer coisa. Deus está acima e antes de tudo.

“Vejam o que fiz!” — exclama a criança que terminou seu desenho. Ela está ansiosa para receber uma expressão de admiração de seu professor, ou de seus pais. O elogio tem seu lugar. É importante para a construção de uma autoestima saudável. “Parabéns! Que linda esta casa com a árvore, e o sol, e nossa família! E você desenhou até o Bento correndo atrás da bola!” Uma palavra assim, seguida de um abraço, motiva a criança a continuar exercitando sua imaginação, desenhando e compartilhando o que produz.

Mas com o tempo, temos de deixar de ser crianças. Amadurecer.

Hoje, grande parte do que se vê nas redes sociais não passa disso: “Olhem para meus dons, para o que eu faço, para minhas realizações”. Não há problema quando postamos algo divulgando nosso trabalho honesto; nem quando desejamos apenas compartilhar as bênçãos com os amigos, mas o céu se fecha se o que publicamos não passa de autopromoção de nosso ego infantil.

O doador vem antes dos dons. Deus está acima e antes de tudo. Já é assim no universo. Quando essa verdade influencia quem somos e o modo como funcionamos, a organização de nosso coração começou.

Pr. Misael.

Categorias: PastoraisTags: , , , ,