O evangelho muda tudo

Em Gálatas 1.13-14, Paulo informa que o evangelho produziu uma mudança completa em sua vida pessoal. Ele escreve: Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

Paulo foi um jovem judeu promissor, mas considerou sua carreira como perda (Fp 3.4-8). Nós podemos fazer planos, mas Deus é quem define nosso caminho e destino finais (Pv 16.1-2). Quem é alcançado pelo evangelho submete seus sonhos a Deus. O evangelho muda planos de sucesso pessoal.

Além disso, o evangelho muda nossa percepção religiosa. Antes, Paulo confiava nas “tradições” de seus pais. Achava que podia ser justo diante de Deus com base em seu currículo ou boas obras (cf. Fp 3.3-4). Depois, ele entendeu a justiça baseada na fé (Gl 2.20; Fp 3.9). Antes, Cristo era objeto de perseguição; depois, se tornou seu tesouro mais precioso (Jo 6.44; 1Co 2.14; 2Co 4.6).

O evangelho é tão poderoso porque não provém do homem e sim de Deus (Gl 1.11, 16). O evangelho é uma revelação que muda tudo. O evangelho é poder; transforma; altera o eixo de nossa existência e redefine o nosso destino eterno. O evangelho não é invenção da igreja; pelo contrário, a falsa religião, inventada por homens, baseada em justiça própria, é contrária ao evangelho. Por isso, cada geração deve conhecer o evangelho verdadeiro, não “consultar homens” mas buscar o ensino de Deus.

Nós somos convidados a aprender o que Deus nos ensina sobre salvação nas Escrituras, e viver à luz desta revelação. Que Deus nos conduza a esta compreensão!

Pr. Misael.

Categorias: PastoraisTags: , ,