O que aconteceu com a raça humana?

Em nosso tempo, o Humanismo substituiu o Cristianismo como o consenso do Ocidente. Isso teve muitos resultados, e não o menor deles foi mudar a visão das pessoas sobre si mesmas e suas atitudes em relação a outros seres humanos.1

Em 1979 Francis Schaeffer lançou um filme e publicou um livro intitulado O Que Aconteceu Com a Raça Humana?, em coautoria com o Dr. C Everett Koop, que foi cirurgião geral dos Estados Unidos durante a presidência de Ronald Reagan (1981). Ali o pastor e o doutor indicavam as grandes transformações que aconteciam no Ocidente, e para onde elas apontavam.

A preocupação de Schaeffer, na década de 1970, cresceu amplamente por causa do caso jurídico conhecido como Roe vs. Wade (1971-1973), no qual a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu permitir a prática do aborto até o terceiro mês da gestação, e abriu portas para uma grande movimentação cultural que faria nascer organizações pró-aborto e clínicas abortistas. O pastor percebeu onde isso iria dar e decidiu alertar a igreja.

Algumas décadas depois, vemos a “profecia” se cumprindo. Nas últimas semanas vimos vídeos de mulheres emocionadas porque agora poderão assassinar seus filhos no ventre [elas não usariam essa descrição]. A Irlanda aprovou a prática do aborto no dia 26 de maio, e a Argentina deu um grande passo nessa direção no último dia 14 de junho (ainda falta aprovação no Senado).

O alerta do pastor envolvia alguns aspectos muito importantes para a nossa postura hoje: Schaeffer nos conclama a (1) perceber a direção da nossa cultura; (2) a compreender o fundamento do valor da vida e a razão para lutarmos por ela; e (3) a abandonar o apego ao conforto e ser uma voz ativa em favor da verdade.

Se estivermos atentos, veremos que o debate já chegou há muito tempo no Brasil, e que chegará o dia de tudo isso ser deliberado em nosso Congresso. Até lá, qual será a nossa postura?

Rev. Allen.

1. SCHAEFFER, Francis. Whatever happened to the human race? In: Complete Works, p. 284, v. 5.
Categorias: PastoraisTags: , , ,