Uma nova posição

Em 2Coríntios 5.17 Paulo diz que as novas criaturas estão “em Cristo”. Ele fala da nova posição dos filhos de Deus. De acordo com Efésios 2.1-3, nossa situação antes de conhecermos a Jesus era terrível: presos ao pecado, ao mundo e a Satanás. Mais adiante, em Efésios 2.4-6, lemos que Deus misericordiosamente nos deu vida.

Novas criaturas — ou “nova criação”, uma possível tradução de 2Coríntios 5.17 — são os crentes que estão em Cristo, não apenas na igreja. Toda nova criatura deve estar na igreja, mas nem todo aquele que está na igreja é nova criatura. Em uma das parábolas do reino, nosso Senhor afirmou que a igreja é um ambiente misto; nela estão presentes tanto o trigo quanto o joio; a separação definitiva entre um e outro será feita no “tempo da colheita” (Mateus 13.24-30). Muitos dos que frequentam igrejas hoje jamais experimentaram um novo nascimento e não estão em Cristo. Daí a importância não apenas de estar na igreja local, mas, acima de tudo, estar em Cristo.

“Em” significa “dentro de”. Fala de uma união sobrenatural produzida pelo Espírito Santo. Parafraseando o poeta bíblico, “nós somos de nosso amado e ele é nosso” (Cântico dos Cânticos 2.16). Cristo está em nós e nós nele. Fomos alcançados pelo evangelho e convencidos pelo Espírito de nosso pecado e da justiça de Deus. Fomos esmagados por arrependimento e prostramo-nos diante dele. Olhamos para Cristo na cruz, nossa única esperança. Rogamos por seu perdão e graça e agora o seguimos; somos seus discípulos e caminhamos constrangidos por seu amor (2Coríntios 5.14).

Isso se chama conversão. Você é, de fato, convertido?

É possível termos experiências espirituais superficiais que não significam necessariamente conversão (Hebreus 6.4-8). Eu oro para que sejamos conduzidos pelo Espírito Santo para uma real lamentação, de modo que nos humilhemos diante do Senhor, suplicando e recebendo verdadeira salvação. Muito mais do que assumir formalmente uma religião, ser “nova criatura” ou “criação”, em 2Coríntios 5.17, implica primariamente em perdão de pecados e nova posição diante de Deus e do mundo.

Rev. Misael. Publicado no Boletim 146, de 14/10/2012.

Categorias: PastoraisTags: , , , , ,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *