A IPB Rio Preto e o novo coronavírus

A IPB Rio Preto e o novo coronavírus

Nesta hora em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decreta pandemia (doença epidêmica difundida amplamente) e o mundo se mobiliza para compreender e combater o novo coronavírus (chamado também de Sars-Cov-2), temos de proceder como cristãos.

Ao longo da história, a igreja prosseguiu ministrando o amor e os cuidados de Deus, ajudando no enfrentamento de pestes de alcance amplo e fulminante. Agora nosso Senhor nos capacitará a servir e dar o testemunho devido. Vamos confiar nele. E como consta em nossos Princípios de Liturgia, a ocasião é propícia para jejuar e orar, suplicando a bênção de Deus sobre nossa nação e o mundo.

Além disso, temos de fazer o possível para evitar a propagação do vírus. Em Atos 20.2-3, o apóstolo Paulo mudou de caminho, a fim de preservar seu bem-estar físico.

Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, [Paulo] dirigiu-se para a Grécia, onde se demorou três meses. Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele, quando estava para embarcar rumo à Síria, determinou voltar pela Macedônia.

O cuidado com a saúde não é pecado. Pelo contrário, somos instruídos a cuidar de nós mesmos, para que possamos ajudar outras pessoas.

Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja (Ef 5.29).

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes (1Tm 4.16).

Sendo assim, o Conselho decidiu o seguinte:

I. Grupos da Igreja Simples: Estabelecer recesso por tempo indeterminado a partir de 17/03.

II. Reuniões de oração: Estabelecer recesso por tempo indeterminado a partir de 18 e 19/03.

III. Cultos dominicais: Solicitamos que as pessoas acompanhem os cultos pela internet. Você pode acessar os cultos na página inicial da igreja, em www.ipbriopreto.org.br.

Seguiremos as instruções do Ministério da Saúde:

  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas e ficar em casa até melhorar.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lavar sempre as mãos como já indicado.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

IV. Escola dominical: Aulas presenciais canceladas. Professores que quiserem gravar um vídeo de suas aulas podem enviar o link ou arquivo em pen drive para os reverendos Allen ou Misael até as 20h de hoje. As aulas serão publicadas na página inicial do site da igreja.

Pessoas gripadas, com baixa imunidade, com pneumopatia, diabetes, câncer renal crônico, cardiopata ou com idade a partir de 60 anos devem permanecer em casa. Além disso, não haverá o momento de cumprimentos ao fim dos cultos.

Daremos novos passos a partir da semana seguinte, seguindo as diretrizes de nossos irmãos médicos.

Pr. Misael.