Blog

Novo coronavírus

A IPB Rio Preto e o novo coronavírus [10/04/2020]

Tomamos conhecimento de norma publicada em 08 de abril no Diário Oficial de São José do Rio Preto, permitindo as reuniões em igrejas. Mesmo assim, considerando que: estamos lidando com uma doença ainda pouco conhecida sob o ponto de vista científico; a própria norma do município informa que nossa capacidade é de somente 547 leitos de enfermaria e 126 leitos de UTI; o decreto do governo estadual, estendendo a quarentena até 22 de abril; São José do Rio Preto ter…
Dispositivo de leitura digital

Saiu o Hinário Novo Cântico Digital

A Editora Cultura Cristã disponibiliza, para download gratuito, a versão digital do hinário Novo Cântico. Por enquanto a distribuição está sendo feita pelo servidor da Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto, que colaborou com a produção do e-Book. Um percentual cada vez maior de crentes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) lê a Bíblia, livros e notícias diretamente em seus tablets, smartphones e outros dispositivos. Mas até agora, só estavam disponíveis na internet arquivos “não autorizados” do Novo…

O retrato e a “chapa”

No último domingo, o Rev. Misael fez um interessante paralelo entre a pequena fala de Jó em Jó 40.4-5 e o que Paulo escreve em Romanos 3.19-20. Jó mostra que todos somos pequenos diante um Deus impressionante. Por isso, se cala. Paulo apresenta a lei como um espelho, revelando quem realmente somos. Ao olhar para o espelho eu concluo: “este é o meu ‘retrato’. Eu me encaixo aqui”. Sua importância é tamanha que nos ensina (1) a ficar calados, pois…

Adoração e poder

A vida cheia do Espírito Santo é o padrão bíblico para os discípulos de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo transmite-nos essa verdade em forma de ordem: “enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18b). O interessante é a ligação entre o enchimento do Espírito e a adoração: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nossoDeus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5.19-20). A…

O ipê e o prisioneiro

Esta semana, já cansado em trafegar por uma estrada perigosa, de repente, um ipê florido despontava no horizonte. Os buracos daquela via, simplesmente, desapareceram diante de tanta beleza. Lembrei–me da música “O ipê e o prisioneiro” nas vozes de Liu e Léu. Depois de viver uma tragédia em sua vida, aquele homem, preso há muitos anos em uma cela escura, ganhava vida e esperança quando observava pela janela gradeada um ipê florido a crescer do lado de fora do cárcere.…

Administrando o caos

Caos é desordem e confusão. Politicamente falando, trata-se de ausência de governo. Em uma empresa, significa desorientação estratégica. Em um quarto de adolescente, bem, quem tem filhos nessa idade sabe do que eu estou falando :-). No Universo, o caos às vezes decorre do pecado ou da ação de Satanás. O ser humano tem facilidade para arranjar encrenca e o diabo tira proveito dessa brecha para semear a desordem. Em Gênesis 1.3—2.3, Deus é tanto criador quanto organizador. Como administrar…

A vida debaixo do sol

Eclesiastes é perfeito para quem quer aprender a servir a Deus, mesmo quando não tem respostas sobre determinados assuntos. Salomão foi cercado de sabedoria, grandes feitos, riquezas, prazeres, mas também passou por desventuras. Diante disso, escreveu esse precioso livro, mostrando como a vida funciona e que há momentos em que as coisas saem do ordinário. A partir da Queda a vida sofreu fraturas e, por consequência, nossos relacionamentos, sonhos, projetos, ainda que legítimos e corretos, se tornaram incapazes de nos…

O Deus de meu Pai

A oração de Jacó, registrada em Gênesis 32.9-12, inicia com as palavras “Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque”. Pressionado pela ansiedade decorrente de seus muitos problemas, Jacó recorreu ao Senhor com base na aliança que este havia firmado com seu pai e seu avô. A conversão é individual; um filho não é salvo baseado na fé de seu pai. Cada um de nós se apresentará diante do tribunal divino (Ez 18.1-24). Temos de estar certos…

Mantendo o foco no discipulado

George Fox (1624-1691) teve um papel importante na fundação e desenvolvimento do movimento Quaker na Inglaterra e Estados Unidos. Ele conta como se deu sua caminhada espiritual. Cresceu em uma vila puritana na Inglaterra, educado sob os preceitos bíblicos, mas se afastou de uma vida diante de Deus. Por volta dos 19 anos, Fox começou a sentir tristeza e angústia. Incomodou-se com o seu consumo de álcool e outros vícios externos e internos. E então procurou ajuda. Nesse período, Fox…

O inabalável amor de Deus

A “pandemia do coronavírus” tem separado pessoas e colocado à prova o amor entre elas. Filhos não podem visitar seus pais; aniversários ficaram sem fotos da família reunida; viagens de férias não saíram do papel; cultos presenciais interrompidos sem pedido de licença. Assim é o mundo manchado pelo pecado: um lugar que conspira contra o amor. Isso não é novo não! Quando tentou Adão e Eva, a Serpente buscou afastá-los do amor de Deus (sem sucesso, graças a Deus!). Deveras,…

Contrastes

O medo e a angústia geram perplexidade que, por sua vez, paralisa, causa inação. Há situações que revelam, por vezes, contrastes bem interessantes. Certa vez estava brincando com meu amigo “Pãozão” que morava em frente à sede da fazenda da querida família Zanin. Determinado momento sua mãe disse que precisava ir à igreja e eu lhe pedi que me deixassem na sede, de carroça, pois tinha “medo dos bois” que estavam pastando no meio do caminho. Quando saímos, a carroça…

Ainda não

Um dos grandes desafios da vida é ouvir um “não”. Outro desafio enorme é ouvir “ainda não”. A espera pode ser muito difícil, especialmente quando a nossa expectativa sobre algo é elevada. Pense no caso concreto de uma criança. Ela deseja tomar banho de piscina, mas acabou de almoçar. Se você teve uma mãe como a minha, sabe que depois do almoço terá que esperar pelo menos 30 minutos até poder mergulhar. Quando criança, você não sabe bem o que…

Nossos pensamentos

É natural que nossa mente seja tomada por pensamentos que envolvem preocupações do momento, projetos e pessoas. Esse domínio do pensar pode até ser algo involuntário, como quando perdemos o sono, pensando em determinada coisa. O profeta Jeremias decidiu retirar sua atenção das coisas ruins e concentrar-se em Deus: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos […]” (Lm 3.21-22a). O apóstolo Paulo recomenda-nos do dever de…

Temor e fé

Quem me conhece bem, sabe que uma das coisas que eu mais falava na minha adolescência era: “Não, vocês não conhecem meu pai”. Sempre que alguém me chamava pra fazer algo que eu sabia que meu pai certamente reprovaria, eu proferia essa sentença. Ainda assim, quem me conhece bem sabe disso, eu acabava por fazer o que não devia. Minha irmã sempre dizia: “ou você é louco ou muito corajoso!” Já meu pai dizia: “tem medo, mas não tem respeito”.…

A oração exige foco

A primeira regra bíblica para a oração é se colocar reverentemente diante de Deus. A comunhão com o Altíssimo envolve tanto a intimidade filial quanto o respeito servil. Por meio do Redentor recebemos o Espírito de adoção, pelo qual clamamos “Aba Pai”, ao mesmo tempo admitindo que “Jesus Cristo é o Senhor”. A reverência a Deus implica deferência à autoridade divina, foco e obediência. A oração é diálogo interessado. Quando amamos, desejamos conversar. É por isso que Calvino afirma que…

Nas circunstâncias da vida

O Senhor te guardará de todo mal;guardará a tua alma (Sl 121.7). Nas circunstâncias da vida,Ora entrando, ora saindo,minh’alma, às vezes, feridaVai, em dores, se esvaindo. Outras vezes, vai sorrindo,Vai cantando agradecida,Nas circunstâncias da vida,Ora entrando, ora saindo. Quando o beco é sem saída,Socorro ela vai pedindoE não se faz esquecidaDe quem lhe faz tudo lindoNas circunstâncias da vida. Percília Almeida Campos.