Blog

Dispositivo de leitura digital

Saiu o Hinário Novo Cântico Digital

A Editora Cultura Cristã disponibiliza, para download gratuito, a versão digital do hinário Novo Cântico. Por enquanto a distribuição está sendo feita pelo servidor da Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto, que colaborou com a produção do e-Book. Um percentual cada vez maior de crentes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) lê a Bíblia, livros e notícias diretamente em seus tablets, smartphones e outros dispositivos. Mas até agora, só estavam disponíveis na internet arquivos “não autorizados” do Novo…

Adoradores

O tema da adoração está presente do início ao fim da Bíblia. Deus é adorado e procura adoradores. Tal procura implica disposição graciosa de Deus, de abençoar o adorador (Gn 4.4). Mesmo sendo completo e todo-suficiente, Deus imprimiu na criação uma disposição adoradora. O homem deslocou esta disposição em direção ao seu próprio ego e caiu em um engano de morte, sob influência da serpente (Gn 3.6). Deus proveu graça na justificação. A graça divina chega ao seu clímax na…

Não fosse o Senhor (conclusão)

Continuamos olhando para o salmo 124, onde lemos duas vezes a expressão “não fosse o Senhor”. Eu disse antes que, “não fosse o Senhor”, nós seríamos vencidos pelo mal (v. 2-5). Notemos a beleza do discernimento de Davi, célebre por suas batalhas e que conhecia estratégias de guerra. Ele não se gloriou em sua capacidade ou nos méritos de seus guerreiros. Pelo contrário, reconheceu que, se estava vivo, era por causa do cuidado de Deus, ou seja, “não fosse o…

Não fosse o Senhor…

Davi escreveu este salmo agradecido a Deus, que o libertou de seus inimigos. Ele era cantado nas festas de romagens, como hino de glorificação ao Senhor, que acompanha e protege Israel. Nele repete-se a expressão “não fosse o Senhor” (v. 1,2). Podemos afirmar que, “não fosse o Senhor”, nós teríamos sido vencidos pelo mal (v. 2-5). O salmo menciona os “homens” (v. 2) e também, as “águas” (v. 4-5). É possível pensar nos exércitos inimigos, enfrentados por Davi, bem como…

Medo do escuro

Matias sempre dormiu no escuro e isso nunca foi um problema. No entanto, retornando de viagem, confessou, com lágrimas nos olhos, que estava com medo. Eu tentei entender melhor: fiz algumas perguntas, mas tanto a confusão interna quanto as limitações em sua forma de se expressar não permitiram que ele articulasse mais claramente qual era o objeto real do medo. Existiam soluções fáceis, como deixar a luz acesa ou inventar algum placebo, mas aquela era uma boa oportunidade para pastorear…

Vamos evitar o pecado

O pecado consiste em fazer qualquer coisa que Deus disse para não fazermos, ou falhar naquilo que Deus nos mandou fazer. É afastamento de Deus e de sua vontade revelada na Bíblia. Aquele que está em Cristo, possui uma nova natureza, mente e coração (2Co 5.17). Ele foi salvo da condenação do pecado, e está sendo salvo do poder do pecado (Rm 6.1—8.39). Há dois tipos de estímulos para evitar o pecado, internos e externos. Internamente, o cristão conta com…
Novo coronavírus

A IPB Rio Preto e o novo coronavírus [22/10/2020]

Atendimentos, reuniões e visitação na IPB Rio Preto Sumário deste documento: Atendimentos, aconselhamentos e reuniões Convites para visitar Convites para ministrar a Ceia do Senhor Convites para cultos nos lares Convites para aniversários, almoços ou jantares Prezados irmãos e irmãs; Que a graça e a paz de nosso Senhor seja com vocês. Creio que, a partir do domingo, dia 25/10/2020, com o retorno do culto presencial à noite, ocorrerá aumento de pedidos de visitação pastoral. Até então, não havia instrução…

Deus ajuda os abatidos

Lamentações 3.17-24 contém uma palavra de Jeremias, homem de Deus que não se escondeu detrás de um sorriso fingido, nem assumiu uma espiritualidade fanática. Jeremias se portou como profeta solene, cercado por falsos mestres divertidos. Quando Judá caiu, ele foi deixado com os velhos e doentes, em meio a destroços e cadáveres. Então, ele chorou. Sugado pelo abatimento, o profeta buscou a Deus. Eis o turbilhão de sua mente deprimida: “Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem. […]…

Graça, consideração e respeito

Romanos 14.10 diz muito à igreja, nestes tempos de pandemia: Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. O texto é útil diante do seguinte quadro: algumas igrejas retomam os cultos presenciais, outras estão reiniciando também as visitas, inclusive levando a Ceia do Senhor a quem não pode comparecer aos cultos. Ao mesmo tempo, há pessoas que ainda não se sentem prontas para retornar ou receber…

Coragem e sabedoria

Existem diferentes imagens para descrever a caminhada de um cristão. Uma dessas imagens é a figura de um pastor conduzindo o seu rebanho. Somos ovelhas de um Pastor amoroso que zela por nós e nos leva aos pastos verdejantes. Mas há imagens diferentes. Uma delas é a de uma batalha. Paulo fala de nossa luta não ser contra carne ou sangue (Efésios 6.12), e fala das armas da nossa milícia (2Coríntios 10.5). Portanto, junto à imagem de ovelhas conduzidas às…

Setembro amarelo

O dia 10 de setembro foi estabelecido como Dia Mundial do Combate ao Suicídio, e o mês identificado como “setembro amarelo”. Esta era a cor preferida de um jovem de 17 anos, que aparentemente não apresentava nenhum problema visível, mas neste dia, não aguentando mais sua dor, partiu de uma forma trágica, para nunca mais voltar. Essa partida tem sido a escolha de muitas pessoas ao redor do mundo, somando números que ultrapassam o de mortes por doenças como o…

Observação, exultação e prontidão

Essa tribulação em forma de pandemia do novo coronavírus, tem feito grandes estragos, causando medo, dificuldades econômicas e financeiras, sofrimento físico e luto. Qual deve ser nossa atitude? De acordo com Lucas 21:28, diante das tribulações (e isso inclui a COVID-19), precisamos ter determinada postura. No v. 28, o Senhor menciona a necessidade de observação: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder”. “Estas coisas” são previstas. A COVID-19 tinha de acontecer. Podemos aprender a olhar para as tribulações segundo a…

O retrato e a “chapa”

No último domingo, o Rev. Misael fez um interessante paralelo entre a pequena fala de Jó em Jó 40.4-5 e o que Paulo escreve em Romanos 3.19-20. Jó mostra que todos somos pequenos diante um Deus impressionante. Por isso, se cala. Paulo apresenta a lei como um espelho, revelando quem realmente somos. Ao olhar para o espelho eu concluo: “este é o meu ‘retrato’. Eu me encaixo aqui”. Sua importância é tamanha que nos ensina (1) a ficar calados, pois…

Adoração e poder

A vida cheia do Espírito Santo é o padrão bíblico para os discípulos de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo transmite-nos essa verdade em forma de ordem: “enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18b). O interessante é a ligação entre o enchimento do Espírito e a adoração: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nossoDeus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5.19-20). A…

O ipê e o prisioneiro

Esta semana, já cansado em trafegar por uma estrada perigosa, de repente, um ipê florido despontava no horizonte. Os buracos daquela via, simplesmente, desapareceram diante de tanta beleza. Lembrei–me da música “O ipê e o prisioneiro” nas vozes de Liu e Léu. Depois de viver uma tragédia em sua vida, aquele homem, preso há muitos anos em uma cela escura, ganhava vida e esperança quando observava pela janela gradeada um ipê florido a crescer do lado de fora do cárcere.…