Blog

Dispositivo de leitura digital

Saiu o Hinário Novo Cântico Digital

A Editora Cultura Cristã disponibiliza, para download gratuito, a versão digital do hinário Novo Cântico. Por enquanto a distribuição está sendo feita pelo servidor da Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto, que colaborou com a produção do e-Book. Um percentual cada vez maior de crentes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) lê a Bíblia, livros e notícias diretamente em seus tablets, smartphones e outros dispositivos. Mas até agora, só estavam disponíveis na internet arquivos “não autorizados” do Novo…

O desafio de Laodiceia

A carta de Cristo à Igreja de Laodiceia é uma das mais duras do Apocalipse (Ap 3.14-22). Nela não há palavra de elogio, nenhum ponto positivo a ressaltar. O leitor contemporâneo se choca com a aparente crueza de Apocalipse 3.15-17. O Senhor se dá a conhecer a uma igreja acomodada. Osborne explica que nas últimas décadas, mais estudiosos abandonam a leitura “moralizante” que entende “quente ou frio espiritualmente”. O problema é que as obras de Laodiceia são estéreis. Por isso…

Ano feliz e novo

Quando da passagem de um ano para outro, uma das expressões que mais usamos e ouvimos de uns para com os outros é: “Feliz ano novo!” Não há dúvida de tratar-se de uma bela e digna saudação, entretanto, trazemos à luz o questionamento: Como portadores do evangelho, o que podemos inferir de tal expressão? Em primeiro lugar, consideremos que é um privilégio adentrar em um novo ano. Isso deve nos levar a expressar gratidão a Deus, autor e preservador da…

Férias

Em janeiro o ritmo da igreja muda, pois alguns saem da cidade para descansar. Isso é bom, uma vez que o tema do descanso aparece nas primeiras páginas da Bíblia: E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera (Gn 2.2-3). O próprio Deus descansou após…

Natal, libertação e acolhimento

O Natal é a declaração de que Deus é fiel e cumpre suas promessas. Precisávamos daquele perfeito descendente da mulher, cuja linhagem santa vinha sendo preservada por Deus ao longo da história da salvação (Gn 3.15). O Antigo Testamento já apontava para Ele por meio do ministério de reis, profetas e sacerdotes que o tipificavam e faziam com que o seu povo ansiasse cada dia mais a sua vinda. Quantos morreram crendo na promessa messiânica do Salvador sem vê-lo, contudo,…

Não havia lugar para o menino Jesus

Na cidade de Belém, na primeira noite de Natal, não havia lugar para Jesus nas hospedarias (Lc 2.7). A rejeição de Jesus como o Filho de Deus encarnado é vista o ano inteiro, mas talvez seja mais sentida no Natal. Nada pode faltar à mesa: presentes, comida, luzes pela casa, família reunida, a figura emblemática do Papai Noel, porém nada é dito acerca da pessoa e da obra de Jesus Cristo em favor da humanidade. Paulo advertiu a Timóteo, sobre…

Preparando o coração para o Natal

Nossa rotina é afetada pelo feriado do Natal. Alguns o aguardam com boas expectativas, outros nem tanto. Os cristãos antigos entendiam que a celebração devida do Natal demanda preparação do coração. As semanas que precedem o 25 de dezembro são propícias para trazer para a alma os textos bíblicos e o louvor relativos à vinda de Jesus ao mundo. O culto público de Natal ganha vida e cor como culminação de um preparo devocional, iniciado semanas antes. Por isso, desde…

Com glória coroai!

No catolicismo popular, estabelecido no Brasil, a doutrina sobre Jesus Cristo misturou-se com elementos do paganismo europeu e ocultismo. O Cristo bíblico foi diminuído entre uma multidão de santos mediadores. As crenças do catolicismo fundiram-se com a religiosidade africana e ameríndia, configurando um falso “Jesus”, identificado ora com um orixá, ora como um espírito entre outros, na hierarquia dos cultos indígenas. Este “Cristo brasileiro”, quando não está distante, está impotente ou a serviço dos “fiéis”, forçado por mágica a atender…

Firmes, calmos e flexíveis

A firmeza deflui da graça divina e vincula-se às Sagradas Escrituras, apegando-se irredutivelmente ao que Deus disse. Calma tem a ver com serenidade de ânimo. Fácil de falar, difícil de praticar, pois somos premidos por agonias. Estar calmo corresponde a esperar em Deus, continuar fazendo o que é preciso, sob pressão. Não “espanar”; não “explodir”. Seguir em frente confiando em Deus, a despeito das circunstâncias. Flexibilidade é a capacidade de adaptar-se às surpresas, ao novo e ao inesperado (Ap 21.5).…

Deus bondoso

Na primeira epístola do apóstolo Pedro para as cinco províncias romanas, localizadas na região em que hoje se encontra a Turquia, vemos logo no início, uma profunda exposição da obra de Cristo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1Pe 1.3). Essa obra maravilhosa de salvação deveria encher os corações de alegria enquanto as coisas não…

Caminhando com Deus nos últimos dias

A profecia de Daniel 12.9-13 informa sobre nossa caminhada com Deus, enquanto aguardamos a volta de Cristo. Daniel deve “ir”, ou seja, caminhar com Deus “até ao tempo do fim” (cf. Dn 12.9,13). Os servos de Deus permanecerão firmes e esclarecidos (12.10). Confiarão na promessa do evangelho e receberão a herança (Dn 12.12-13). Os que não pertencem a Deus continuarão pecando e serão confundidos (Dn 12.10,11; cf. Ap 22.11). Os salvos respondem a Deus com santificação; os que não conhecem…

Ansiedade tem jeito

Como podia Paulo pedir aos filipenses que se alegrassem no Senhor (Fp 4.4), se ele estava preso, sofrendo perseguição de Roma, dos judaizantes e do mundo pagão? Como um cristão pode não ser nocauteado pela ansiedade diante do desemprego, da saúde abalada, de problemas conjugais, da zombaria de um mundo incrédulo que o persegue? É preciso ser firme no Senhor (Fp 4.1). Mas o que isso significa na prática: como enfrento a ansiedade, certamente, um dos gatilhos da depressão, “o…

Somente cinco coisas

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da capela do Castelo de Wittenberg, iniciando a Reforma Protestante. Começamos a compreender a Reforma refletindo em cinco afirmações que utilizam a palavra “somente” (ou sola, em latim): Somente a Escritura, somente Cristo, somente a graça, somente a fé e glória somente a Deus. Em plena pandemia, cercados por inúmeros problemas práticos, por que pensar nestas cinco declarações da Reforma? Do mesmo modo como as pessoas…

O amor aos descrentes

Você já prestou atenção a Mateus 5.43-48? Jesus nos manda amar tanto aos crentes quanto aos descrentes: “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44). Fácil de falar. Difícil de praticar. Quem é ou quem são nossos inimigos? No contexto de Mateus, nosso Senhor se refere aos inimigos de Israel: os romanos (dominadores cruéis), gregos (imorais, idólatras e racionalistas) e demais gentios. Em nosso contexto, qualquer pessoa ou instituição que milita contra os valores judaico-cristãos da…

A justiça do reino e a generosidade

No Boletim 611 eu afirmei que, de acordo com Jesus, nossa justiça deve exceder a dos fariseus (Mt 5.20). Essa justiça do reino de Jesus redefine a maneira como encaramos e administramos os nossos relacionamentos com todas as pessoas (Mt 5.38-42). A justiça do reino de Jesus não deve ser confundida com justiça própria ou legalista (praticada pelos fariseus). É ação que flui de vida interior enriquecida pelo amor divino. Misericórdia que produz obras. Graça que conduz a dever. Não…

Guiando o coração

A Palavra de Deus nos fala muito sobre o nosso coração (Dt 6.5; 1Sm 12.14; 16.7; Jr 17.9; Sl 51.10; 119.11). Mas, o que é o coração, à luz da Bíblia? O coração é o íntimo da pessoa; seu retrato fidedigno. Diz respeito à fonte das emoções e vontade. Por isso, Deus diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Pv 23.26). E ainda: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”…

Fé anônima

O substantivo “fé”, em uma perspectiva religiosa, tem sido banalizado no mundo contemporâneo. Todos têm fé e ela pode todas as coisas. Já dizia o poeta: “Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”. Para muitos, a fé é o objeto da fé; a fé é impessoal; a fé é um fim em si mesmo. Semana passada, recebi a seguinte mensagem: “Não há batalhas que não possam ser vencidas, para aqueles que usam a fé como arma”.…

Orientação profunda e sempre atual

Em toda a Bíblia encontramos a revelação clara e atual do Deus criador, com princípios para caminhar sob sua orientação, conservados por sua graça. Por exemplo, em Êxodo 12.1-28, há instruções que combinam com uma proposta de planejamento denominada 5W2H (em português, o que, por que, quem, onde, quando, como e quanto).¹ A Páscoa é instituída desta forma: Quando: “o primeiro mês do ano” (v. 1); “aos dez deste mês” (v. 3); “no crepúsculo da tarde” (v. 7). O que:…

“Não resistais ao perverso”

O que Jesus quis dizer em Mateus 5.39 — “eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso”? Temos de ser passivos diante do mal? No séc. 1, os judeus estavam sob Roma, que escancarava os ferrolhos das grandes fortalezas e rebaixava os reis da terra. Israel venceria Roma pela espada? Os fanáticos zelotes respondiam que sim, mas esta indignação causou devastações. Antes e depois de Jesus, a atitude ardente e revoltosa dos zelotes conduziu a montões de mortes.¹ No outro…

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.