Sermões em Eclesiastes

Exposição de Eclesiastes

08. O culto do tolo [Ec 5.1-7]

Desde o cap. 1, nós estamos sendo confrontados com a questão: “o que produz ganho”? Nós descobrimos o que é a vida, quem a dirige e lhe confere significado. Encontramos um homem tomado por agonia, diante da injustiça, e de anseio por verdadeiro companheirismo. Agora chegamos a um lugar sagrado. Em Eclesiastes 5.1-7, o homem está diante de Deus, no Templo de Jerusalém. Este sermão foi pregado sem uso de slides.
Exposição de Eclesiastes

06. Deus, tempo e vida
[Ec 3.1-22]

A vida é um mosaico de muitas cores, uma mistura de experiências contrastantes, e exige alternâncias de disposição de espírito (humor) e atitude (modo de comportamento). Só Deus dá sentido à vida. Se não fomos criados segundo a imagem de Deus, então não passamos de matéria destituída de significado; somos apenas carne e química. Download dos slides: https://www.ipbriopreto.org.br/downloads/053_Ec3.1-22_Slides.pdf (PDF, 7 MB).
Exposição de Eclesiastes

05. Eclesiastite, limão e limonada
[Ec 2.1-26]

“Despreocupados joviais, deprimam-se!” Eclesiastes é um golpe fatal na idolatria das coisas. Uma martelada depois da outra, este livro demole todas as nossas falsas esperanças. É pulverizado o Santuário do Orgulho, ricamente adornado com os troféus de nosso desempenho. Sabe aquela pessoa de riso fácil, que enxergava a vida como um sonho açucarado recheado com doce de leite? Ela deixou de rir para as paredes depois que leu e compreendeu Eclesiastes. Download dos slides: https://www.ipbriopreto.org.br/downloads/05_Ec2.1-26_Slides.pdf (PDF, 4.8 MB).
Exposição de Eclesiastes

04. As primeiras constatações do Pregador [Ec 1.12-18]

A vida sem Deus, “debaixo do sol”, é um vazio só. Não satisfaz. As explorações filosófica e dos sentidos não satisfazem. A fé em Jesus Cristo fomenta uma nova proposta de realizações; uma nova proposta de pensamento e uma nova proposta de desfrute das sensações. Download dos slides: https://www.ipbriopreto.org.br/downloads/04_Ec1.12-18_Slides.pdf (PDF, 5.3 MB).
Exposição de Eclesiastes

03. O cristão pensa sobre a vida
[Ec 1.12-18]

O que é, de fato, valioso? Em que devemos investir nossas energias, tempo e recursos? Eclesiastes nos pega pelos ombros e nos força a meditar. Ele fornece uma resposta de trás para frente e, enquanto não chega ao seu final, revela a fragilidade de todos os alicerces mundanos — tudo que é feito e cogitado “debaixo do sol”. Na pregação deste sermão, não foram utilizados slides.
Exposição de Eclesiastes

02. O que produz ganho?
[Ec 1.3-11]

Eclesiastes nos coloca diante de uma das perguntas mais importantes da existência: “Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” Download dos slides: https://www.ipbriopreto.org.br/downloads/01_Ec1.1-3_Introducao_ao_Eclesiastes_slides.pdf (PDF, 5.4 MB).
Exposição de Eclesiastes

01. Introdução ao Eclesiastes
[Ec 1.1-2]

Informações iniciais sobre o livro de Eclesiastes. Tema do livro. Data e autoria. Em Eclesiastes, Deus fala conosco por meio do filho de Davi e nos sos ajuda a lidar com a vaidade da vida. Download dos slides: https://www.ipbriopreto.org.br/downloads/01_Ec1.1-2_Introducao_ao_Eclesiastes_slides.pdf (PDF, 2.7 MB).