O discurso e o poder que transformam a vida

O discurso e o poder que transformam a vida

A carta aos tessalonicenses foi a primeira escrita por Paulo, das que estão inseridas no Novo Testamento. O apóstolo escreveu aos membros da igreja na cidade de Tessalônica (hoje Salônica), fundada por ele em meio a muitas dificuldades (cf. Atos 17.1-10). Em 1 Tessalonicenses 1.5-6, Paulo declara três verdades sobre o evangelho.

Primeira, o evangelho é um discurso: “tão-somente em palavra” (1Ts 5.5). O evangelho contém uma articulação doutrinal, uma síntese de verdades. O evangelho implica algumas declarações: Jesus Cristo é Senhor e Salvador, o soberano que conquistou os poderes da morte e agora, ressuscitado, oferece vida eterna a quem segui-lo e servi-lo. Ele é a nossa paz, liberdade, amor, esperança e vida.

Segunda verdade, o evangelho é poder: “em poder, no Espírito Santo e em plena convicção” (1Ts 5.5). Paulo fala de boas notícias carregadas de energia e fogo. O evangelho possui um poder intrínseco, pois contém dynamis, o poder do Espírito Santo.

Terceira verdade, o evangelho muda a vida: “vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, […] em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (1Ts 5.6). Pelo evangelho, Deus, transforma matéria-prima ruim em produto de qualidade. Tudo se faz novo e passamos por transformação radical (1Co 6.9-11; 2Co 5.17).

Oremos, para que Deus nos alcance com o evangelho: “Senhor Jesus, vem agora e habita em mim. Converte-me, salva-me, limpa-me, transforma-me! É o que peço, em teu nome. Amém”.

Pr. Misael.