O que mais você deseja?

O que mais você deseja?

O salmo 23, talvez o mais conhecido da Bíblia, apresenta duas figuras que apontam para o relacionamento de Deus com o seu povo: um pastor no trato com suas ovelhas, e um anfitrião recebendo um convidado em sua casa. O pastor alimenta, protege e conduz suas ovelhas seja pelo vale ensolarado, seja pelo vale escuro, cuidado que renova o vigor do animal o tempo todo em função do amor demonstrado; o anfitrião, arcando com todos os custos, prepara o banquete para seu convidado, recebendo-o com honra e fartura na presença de seus inimigos derrotados, o que alegra o coração do conviva que deseja comparecer em sua casa o tempo todo.

O papel de “pastor de Israel”, atribuído a Yahweh também em Salmos 80.1, à luz do NT, é assumido por Jesus como o bom pastor (Jo 10.11). Ele alimenta, protege e conduz suas ovelhas a verdes pastagens (Jo 10.9), a águas tranquilas (Ap 7.17), seja em dias ensolarados, ou quando negras nuvens vagam no firmamento (Mt 28.20b), cuidado que leva as ovelhas a ouvirem a sua voz e o seguirem por onde for (Jo 10.27), pois sabem que ele dará a própria vida para protegê-las (Jo 10.15). Jesus é o anfitrião que prepara o banquete para todo aquele que nele crê, ceando com ele publicamente na presença de todos os seus inimigos, um a um já derrotados e expostos a desprezo pela sua cruz (Cl 2.13-15).

Se Jesus é o teu pastor, então, ele sabe como te alimentar, proteger e conduzir nesta vida, não havendo motivo para desespero diante das crises que assaltam tua alma. Se Jesus é o teu anfitrião, então, você já está assentado com ele à mesa, desfrutando de honra e providência abundante em toda necessidade, e tudo isso diante de todos os teus inimigos que já se encontram prostrados no desfile da vitória da cruz do Senhor! O que mais você deseja? Se o próprio Deus é teu pastor e anfitrião nesta vida, o que mais você deseja?

Rogério Cruz