Orientação profunda e sempre atual

Orientação profunda e sempre atual

Em toda a Bíblia encontramos a revelação clara e atual do Deus criador, com princípios para caminhar sob sua orientação, conservados por sua graça. Por exemplo, em Êxodo 12.1-28, há instruções que combinam com uma proposta de planejamento denominada 5W2H (em português, o que, por que, quem, onde, quando, como e quanto).¹

A Páscoa é instituída desta forma: Quando: “o primeiro mês do ano” (v. 1); “aos dez deste mês” (v. 3); “no crepúsculo da tarde” (v. 7). O que: “cada um tomará para si um cordeiro” (v. 3). Quem: “cada um” (v. 3); “convidará […] o seu vizinho mais próximo” (v. 4). Quanto: um “cordeiro […] sem defeito […] ou um cabrito” (v. 5). Onde: “nas casas” (v. 7). Como: “lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa” (v. 11). Por quê: “naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos” (v. 12). Eram diretrizes claras, cuja obediência resultaria na glória de Deus e preservação de seu povo.

Nossa orientação é a Bíblia e os feitos do passado de Israel apontam para Cristo, o Cordeiro perfeito, tal como explica Paulo em Efésios 5.2: “andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício
a Deus, em aroma suave”. Que seja assim em nossas vidas, sob a orientação profunda e sempre atual da Palavra do nosso Deus!

Sem. Robson.

“A sigla deriva das perguntas feitas em inglês: O que (what) deve ser feito? Por que (why) deve ser implementado? Quem (who) é o responsável? Onde (where) deve ser executado? Quando (when) deve ser implementado? Como (how) deve ser conduzido? Quanto (how much) vai custar a implementação?” Fonte: “Matriz 5w2h: Conheça a Metodologia e Saiba Como Aplicar”. In: BLING. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2021.