Uma família de discípulos de Jesus

O Conselho da IPB Rio Preto reuniu-se em 15 de abril de 2023, com a finalidade de atualizar o planejamento de 2011-2013. Isso foi feito na presença de Deus, baseando-se nas Escrituras e com oração.

Reafirmamos nosso ideal de serviço, formulado no planejamento de 2004:

Uma família de discípulos de Jesus, fundamentada na Bíblia, comprometida com a Reforma, que proclama as boas-novas da salvação, atua na restauração de pessoas e coopera na edificação do Reino de Deus.

I. A igreja como família

Como família de Deus, assumimos que nosso foco é prioritariamente relacional e não empresarial. Sendo assim:

  • Entendemos que o valor de uma alma (uma pessoa) é inestimável (Mt 6.26; 10.31; 16.26; Mc 8.37; Lc 15.3-7,10; Jo 3.16).
  • Rejeitamos narcisismo e intimidação, abusos de poder e medo, ou seja, a liderança existe para servir como exemplo, e não para oprimir (Mc 10.45-48; 1Pe 5.23).
  • Em nossa igreja, cada pessoa é importante e pessoas estão acima de tarefas.
  • Os membros de nossa igreja não são tratados como “peças de uma máquina” ou “recursos” para alcançar uma visão. Interagimos com amor e para edificação.
  • A estrutura da igreja existe em função das pessoas e não o contrário.
  • Os processos são tão ou mais importantes do que os resultados. Mais importante do que completar tarefas ou alcançar alvos, é caminhar de forma santa e agradável a Deus, enquanto trabalhamos uns com os outros.
  • Não somos uma instituição centrada em excelência, mas sim, um corpo sacerdotal que serve pela graça, sendo que cada crente recebe dons da graça (charismata) pertinentes a seu chamado (Rm 12.4-6a). Sendo assim, o trabalho de cada crente é avaliado à luz do evangelho e verificando se ele serviu de acordo com os dons que recebeu do Senhor, esforçando-se para se aprimorar no uso destes dons (1Tm 4.14-16).

II. Fazer discípulos

Nossa finalidade primordial é cumprir a Grande Comissão de nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo discípulos.

III. O fundamento Bíblia

Assumimos a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus, única regra de fé e prática, inspirada pelo Espírito Santo e suficiente para salvar, santificar e confortar os eleitos de Deus (2Tm 3.16-17).

  • Entendemos que, nos cultos dominicais, “todo o desígnio de Deus” (as Escrituras — At 20.27), deve ser explicado e aplicado com simplicidade e clareza, na dependência e poder do Espírito Santo, de modo que Deus seja glorificado no efeito abençoador da Palavra nos corações de seus eleitos e, ao mesmo tempo, todos os que participarem de nossos cultos sejam indesculpáveis diante do Tribunal de Deus (cf. At 20.26; Rm 10.8-17).
  • Dizemos não à mercantilização do evangelho (Ez 34.1-3; Mt 10.8; At 20.33-35; 2Co 8.9; 1Ts 2.4-5; 1Pe 5.2). A principal finalidade dos recursos de nossa igreja é viabilizar maneiras de divulgar, compartilhar e publicar a Palavra de Deus. Nesse sentido, todas as nossas iniciativas de pregação, ensino e capacitação bíblica (cultos, escola dominical, conferências, congressos, oficinas, cursos, lives, podcasts etc.) são oferecidas sem objetivar lucro financeiro.

IV. Compromisso com a Reforma

Nosso compromisso com a Reforma implica:

  • Compreender mais e melhor a Reforma Magisterial do séc. XVI, distinguindo-a da Reforma Radical.
  • Nos empenharmos em saber mais sobre a vida e pensamento de João Calvino.
  • Nos dedicarmos a conhecer melhor o Calvinismo em suas proposições centrais e confessionais, seu desenvolvimento histórico pós-puritanismo dos séculos XVII e XVIII e sua influência na identidade e modo de funcionamento da Igreja Presbiteriana do Brasil contemporânea.
  • Aplicarmos as proposições da Reforma (sola Scriptura, solus Christus, sola gratia, sola fide e soli Deo gloria)à vida e ministério da IPB Rio Preto.
  • Separarmos todos os cultos dominicais do mês de outubro para sermões sobre a Reforma Protestante.

V. Proclamar as boas-novas da salvação

1. Prática da evangelização

Reafirmamos o que consta no documento A evangelização, o discipulado e o início de igrejas na IPB Rio Preto, aprovado pelo Conselho da IPB Rio Preto em 05 de fevereiro de 2022 e disponível em nosso site, em http://ipbriopreto.org.br/sociedades-ministerios/evangelizacao/.

Nós nos dedicamos à evangelização pessoal e local, nos termos do item II.

2. Igrejas-filhas

Ainda que possamos, conforme a direção do Espírito Santo para diferentes contextos, apoiar à distância projetos baseados no paradigma de parcerias para plantação de igrejas, assumimos um paradigma local e regional diferente, de gerar igrejas-filhas conforme a Providência de Deus. Isso equivale a gerar igrejas-filhas dentro de nossa possibilidade de sustento e bom cuidado.

O paradigma de parcerias para plantação de igrejas

No paradigma de parcerias para plantação de igrejas, um novo trabalho é estabelecido com vistas a organização com prazo definido. Além disso, diferentes igrejas assumem a maternidade de uma nova igreja.

Esse modelo de plantação ganhou popularidade nas últimas décadas e possui, como atrativos: (1) A intencionalidade na plantação de igrejas; (2) o levantamento ágil de obreiros e recursos; (3) a distribuição dos custos pelos agentes parceiros, ampliando as possibilidades de investimento destes agentes; (4) gestão estratégica focada em produtividade máxima e baseada em cronogramas e perfis especializados de plantadores.

O paradigma de igrejas-filhas

No paradigma de igrejas-filhas, cada igreja organizada é uma igreja-filha. Nós assumimos um trabalho desde seu início até sua organização, e nos responsabilizamos se algo der errado, depois de sua organização.

A dedicação vitalícia a uma igreja-filha se dará de forma semelhante ao processo natural de criação de filhos, qual seja:

— Concepção da igreja-filha.

Uma nova vida de igreja inicia-se com a fecundação da Palavra. Fecundação é a coroação de uma relação pactual amadurecida em médio e longo prazos, como segue:

  1. Início com aproximação (cultos em um lugar novo).
  2. Formação de um grupo interessado (estabelecimento de um GIS, Grupo da Igreja Simples, para apresentação mútua, identificação e interesse, início de diálogo com apresentação do evangelho e discipulado).
  3. O GIS se torna ponto de pregação (além do encontro na noite de terça, inicia-se uma atividade no domingo, conforme o contexto, que pode incluir escola dominical e culto).

— Gestação da igreja-filha.

Na fase de gestação a igreja-filha se desenvolve de ponto de pregação para congregação. É o período designado pelo Providência divina para desenvolvimento do corpo — estrutura neural e óssea, órgãos internos, músculos, pele e aparência externa — da igreja.

O ponto de pregação se torna congregação (não apenas indivíduos, mas famílias chegam e são integradas; homens começam a ser treinados no discipulado e liderança cristã e presbiteriana; sociedades internas são organizadas e fortalecidas; a arrecadação do trabalho se torna regular e suficiente para cobrir os investimentos necessários para funcionamento de uma igreja local).

— Nascimento da igreja-filha.

Organização de igreja, nos termos do Art. 5º da CI/IPB, como segue:

Uma comunidade de cristãos poderá ser organizada em igreja, somente quando oferecer garantias de estabilidade, não só quanto ao número de crentes professos, mas também quanto aos recursos pecuniários indispensáveis à manutenção regular de seus encargos, inclusive as causas gerais e disponha de pessoas aptas para os cargos eletivos.

Dito de outro modo, nós não organizaremos como igreja nenhum trabalho que dependa de parceria financeira da igreja-mãe, ou que não disponha de número estável (consolidado) de crentes professos, nem de liderança capacitada (pessoas aptas para os cargos eletivos).

— Nutrição, proteção e educação da igreja-filha.

  • A igreja-mãe visitará a igreja-filha uma vez por mês, durante os primeiros doze meses após sua organização.
  • A igreja-mãe se colocará à disposição para ajudar a igreja-filha durante 24 meses.
  • A igreja mãe proverá capacitação dos líderes e membros da igreja, durante 36 meses.

— Responsabilização da igreja-filha.

A igreja-filha caminhará pelas próprias pernas a partir do 37º mês de sua organização.

— Ajuda à igreja-filha adulta.

A igreja-filha solicitará apoio à igreja-mãe quando passar por dificuldades, ao longo de sua caminhada.

— Ajuda à igreja-filha doente.

A igreja-filha solicitará apoio à igreja-mãe, quando passar por enfermidades.

— Retorno da igreja-filha fragilizada aos cuidados da igreja-mãe.

A igreja-filha retornará aos cuidados da igreja-mãe, caso tenha de retornar ao status de congregação.

— Celebração das igrejas-netas.

  • A igreja-filha convidará a igreja-mãe para participar da organização das igrejas-netas.
  • Não temos como afirmar quantas igrejas-filhas teremos, apenas que nos dedicaremos a elas, como igreja-mãe responsável.

3. Presbiterianismo nos bairros de São José do Rio Preto e municípios adjacentes

Acreditamos que Deus nos chamou para levar o evangelho, nos termos da IPB, para os bairros de São José do Rio Preto, bem como para os municípios próximos.

Sendo assim, pode ser que, em determinada localidade, mantenhamos um GIS ou ponto de pregação durante um tempo indeterminado, conforme a condução de Deus, apenas para consolidar, ali, um marco do evangelho puro, para glória única e exclusiva de nosso Deus, com custos mantidos pela IPB Rio Preto.

4. Apoio a missões locais, regionais, nacionais e transculturais

Reafirmamos a necessidade de apoiarmos missionários e instituições missionárias.

Reafirmamos as atribuições da Junta de Missões da IPB Rio Preto, como constam em nosso site, em: http://ipbriopreto.org.br/sociedades-ministerios/junta-de-missoes/.

5. Comunicação

O modo como nossa igreja faz uso da comunicação impacta diretamente o alcance de sua evangelização e discipulado.

  • Nós nos conectamos à cultura, apoiando iniciativas criativas de evangelismo e evangelização, participando de eventos da cidade e fazendo bom uso das mídias, tais como boletins, livros e outros materiais impressos ou em formato digital, sites, quais sejam, plataformas de streaming, rádio web, redes sociais, podcasts, canais de vídeos, plataforma EaD, tecnologias IA e quaisquer outros recursos que viabilizem a distribuição da Palavra de Deus.
  • Para efetivar esta conexão, nós nos assumimos como uma igreja pautada por gentileza, e por uma elocução clara e compreensível do evangelho para a geração atual, sem comprometer a verdade do evangelho bíblico.

VI. Restaurar pessoas

Em 2013, afirmamos que a restauração de pessoas ocorre nos âmbitos da evangelização, convívio familiar e relação do crente com a igreja e desta com os seus frequentadores. Envolve ajudar as pessoas nas questões relativas a seu relacionamento com Deus, comunhão com seu próximo, disfunções e vícios.

  • Deus é o primeiro agente da restauração.
  • Constatamos o crescimento das doenças psiquiátricas e emocionais.
  • Acreditamos em milagres realizados conforme o desígnio de Deus, ao mesmo tempo em que distinguimos o Senhor na providência, usando profissionais de saúde. Por esta razão, entendemos o aconselhamento pastoral como ajuda bíblica a ser dada em conjunto com os recursos da Medicina, para restauração de pessoas.
  • Os cinco modos de uso da Palavra de Deus (escuta, leitura, meditação, estudo e prática), a oração e a participação na comunhão sadia do povo de Deus, favorecem a restauração.

VII. Cooperar na edificação do reino de Deus

O próprio Deus edifica seu reino. Nós cooperamos com a expansão deste reino primeiramente pela oração (Mt 6.10).

Nós também somos chamados de cooperadores (synergos; “companheiros de trabalho”) de Deus em 1Coríntios 3.9, ou seja, cooperamos com o Senhor enquanto cumprimos a missão (cf. itens II e V).

VIII. Nossas instalações

Para realização do ministério, a IPB Rio Preto investirá na boa manutenção e aprimoramento de suas instalações.

IX. Perguntas importantes para 2023-2033

Cada departamento deve trabalhar em 2023-2033 buscando responder — e organizando-se a partir das respostas obtidas — às seguintes perguntas:

Questões relativas à igreja como família

  • O que podemos e devemos fazer para aprofundar nossa comunhão, de modo a interagirmos uns com os outros, como uma família?
  • Como podemos conviver — passar mais tempo como família — com as pessoas de outros departamentos da igreja?
  • Como podemos contribuir com os outros departamentos da igreja?
  • O que é necessário para visitar e integrar à igreja cada sócio, integrante e frequentador de nossas sociedades internas ou departamentos?

Questões relativas ao discipulado da igreja

  • O que podemos e devemos fazer para obedecer à ordem de Jesus de fazer discípulos, com todas as implicações de integrá-los à igreja e ajudá-los a aprender e praticar os ensinos do Redentor?
  • Quais são os tópicos bíblicos e doutrinários que precisam ser conhecidos e trabalhados em nossa sociedade ou departamento, em 2023-2033?
  • O que é necessário para fazer cada integrante, sócio e frequentador um discípulo fervoroso do Senhor Jesus Cristo?
  • O que pretendemos fazer quanto à oração, em 2023-2033?

Questões relativas ao perfil reformado da igreja

  • O que podemos e devemos fazer para consolidar nossa identidade cristã reformada?
  • O que podemos e devemos fazer para compartilhar esta identidade no contexto de nossos concílios e região?

Questões relativas à evangelização da igreja

  • O que é necessário para fazer funcionar as secretarias de evangelização de cada sociedade interna?
  • O que é necessário para motivar cada crente para a prática da evangelização?

Isso faremos, se Deus permitir (Hb 6.3).

Texto atualizado em 15 de abril de 2023.

8 Comentários

  1. Antonio Marcos de Sous Costa

    Boa tarde! caro, Reverendo, que as bênçãos do Deus Altíssimo esteja sobre sua vida. Meu nome é Antonio Marcos, sou casado; hoje estou licenciado ao Sagrado Ministério, atualmente, pastoreio uma congregação do nosso campo, aqui, na cidade de Planaltina-DF, mas tudo indica que no próximo ano serei ordenado. Achei seu projeto excelente. Gostaria de saber que você pode me ENVIAR e ao mesmo tampo, me AUTORIZAR, que no próximo ano eu utilize esse PROJETO para apresentar ao Conselho da nossa igreja para juntos servimos melhor ao mestre em Sua obra. Oro para que o Senhor continue frutificando seu ministério. Nos laços do EVANGELHO, Antonio Marcos.

  2. Carlos Henrique Pereira Alves

    Bom dia pastor. Que a paz e o amor de Cristo seja a tônica do ministério do senhor e da igreja que o Senhor te designou.
    Meu nome é Carlos Henrique Pereira Alves, sou casado; estou formando esse no Seminário RDNE de Belo Horizonte e sou candidato ao Sagrado Ministério pelo Presbitério Vale do Caparaó (PRVC). Acredito que, pela graça de Deus, no próximo eu estarei trabalhando no meu presbitério como licenciado e tenho ficado muito apreensivo. Hoje eu trabalho em uma congregação presbiteriana da Igreja de Nova Lima, o pastor aqui é o Rev. Luís de Castro, que muito tem me ajudado. A razão desta é, pedir, primeiramente, orações pela minha vida e de minha esposa para que Deus nos dê sempre a graça de sermos encontrados fiéis nEle e, também, se for possível, me enviar e autorizar que em futuro próximo eu use esse PROJETO para apresentar ao Conselho que Deus me designar para juntos servimos a igreja do Senhor. No mais fique co Deus e que o Senhor continue abençoando sua vida.
    PS: meu apelido, pelo qual sou conhecido é Cacá e fui ovelha do Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho da IPB de Americana.

  3. EVANIRA DE BRITO FERREIRA DA CRUZ EVA

    Pastor, em busca de planejamento para o evangelismo, deparei-me com esse. Não é fácil. Sem oração e a unção do Espirito e decisão fincar o pé na estrada como Isaias 52.7 , não se faz nada, fica só no planejamento. Minha inquietação é quanto ao grupo, como o povo de Deus deve proceder. Vejo que estamos muito acanhados em relação a obra, falta o entusiasmo, ousadia. Me ajudou muito sua colocação.
    Deus multiplica suas forças e muita sabedoria.
    No amor de Cristo
    Evanira Cruz

    • Muito obrigado pelas observações, irmã Evanira. Este planejamento está passando por alterações. Nós fazemos os planos, mas “a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv 16.1). Fiquemos na paz dele.

  4. Muito Bom!
    Rev. ouvir esse sermão em Romanos 9 abriu um leque para respostas as discussões em volta desse texto, que surgiram em estudos aqui na igreja. Obrigado pela exposição clara e precisa.
    Que o Eterno abençoe sempre.

  5. Muito Bom!!
    Lembramos sempre de Neemias, o quanto ele orou, planejou, trabalhou… e mesmo com os empecilhos do caminho ele teve a vitoria na reconstrução do templo, aprendemos que primeiro pas­sa pela aprovação do Senhor, para depois, termos sucesso em nosso planejamento.
    Fico feliz em saber que a Igreja é bem administrada.
    Sigamos firme no Senhor.

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.