Prevenir é melhor

Prevenir é melhor

Semanas atrás estive no médico para extrair algumas “pintas” nas costas e na perna como ação preventiva, para evitar o surgimento futuro de um câncer de pele. Esta tem sido uma recomendação de médicos dermatologistas com a população em geral. De igual modo, nesta pandemia, temos sido alertados a evitar aglomerações, usar máscaras, lavar as mãos ou utilizar álcool em gel, etc., como meios de evitar contaminação.

Em seu cuidado paternal, nosso bondoso Pai Celestial nos dá recomendações preventivas, para que desfrutemos de boa saúde espiritual. A Bíblia cobre todas as necessidades que temos de orientações contra males que possam nos alcançar. Ao mesmo tempo, fornece subsídios para o nosso crescimento espiritual, fortalecimento da fé e desfrute do “fruto do Espírito Santo”: alegria e paz independente das circunstâncias que nos cercam.

Amo meditar nos Salmos, mas considero preciosa a leitura de Provérbios, que tem 31 capítulos, um para cada dia do mês, com instruções preventivas que cobrem todas as áreas da nossa vida e relacionamentos. Podemos extrair um versículo para memorização e meditação a cada dia.

Em Provérbios ouvimos muitas vezes a expressão: “Filho meu, ouve, guarda as minhas palavras, não te esqueças, guarda, atende”, como a voz protetora de um Pai amoroso e experiente a seu filho que tanto ama. Experimente! Você amará criar este hábito diário que resultará em grandes bênçãos na sua vida e em todos os seus relacionamentos. Previna-se!

Pr. Gilberto.