Quarta mensagem do acampamento 2015.
Terceira mensagem do acampamento 2015.
Segunda mensagem do acampamento 2015.
Em Cristo os eleitos são reconciliados com Deus, adotados na familia de Deus e inseridos na igreja invisível e visível. Essa salvação pela graça trás ao povo de Cristo diversas bênçãos e responsabilidades. A nova realidade do salvo é que ele não é mais escravo do mundo, carne e do diabo. Também não carrega maldição hereditária como se ouve na cultura evangélica moderna, na verdade o salvo é liberto de todos os vínculos com o passado e passa a ver a vida a partir da perspectiva da “redenção”. A sua vida agora é norteada pela comunhão com Cristo, testemunho do Evangelho e comunhão com seus irmãos na igreja local.
Baseado na revelação biblica sobre o céu, o jardim do Éden, o tabernáculo e o santuário, aprendemos que a presença de Deus que outrora se manifestava em lugares, agora se manifesta nos crentes. Quando o véu do templo foi rasgado, não só o acesso a Deus foi possibilitado pela morte de Cristo, mas a glória de Deus sai do templo e vai em direção ao mundo perdido.
Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.
Eu não sei se você conhece o Senhor ou não, mas eu quero iniciar dizendo-lhe que Deus não é ficção, mas uma realidade. Talvez você tenha esteja buscando estabelecer-se. Se você lutava até hoje por suas próprias foças, em Jesus você encontra um Deus que toma suas lutas; que toma conta de você.
O evangelho chegou com poder em Corinto (1Co 2.1-5). Deus formou uma comunhão de novos crentes. Dentre eles havia solteiros e viúvos. Haviam também alguns que, por causa da conversão, corriam perigo de ser abandonados por seu cônjuges incrédulos. [highlight]Paulo semeia a paz nos corações: Fiquem tranquilos[/highlight]. O que Paulo diz dos casados? Vocês não estão em pecado porque se casaram (o casamento não é inferior ao celibato). O que Paulo diz dos solteiros? Vocês não estão em pecado porque…
Marcos 4 inicia com Jesus à beira-mar e termina com Jesus e seus discípulos, em uma tempestade no “mar” (v. 39). No início Jesus assenta-se, evocando sua autoridade de “Mestre” (4.1). No final, Jesus é, pela primeira vez, chamado pelos discípulos de “Mestre” (v. 38). Mas será que eles entenderam mesmo o seu ensino — as parábolas do reino por ele ensinadas e explicadas nos v. 3-32? De fato, a questão última do capítulo é registrada no v. 41: “Quem é este?”.
Você já ouviu falar de derrotismo? Derrotismo é o “pessimismo daqueles que só acreditam em derrotas, em fracassos” (Aurélio). É muito ruim iniciar qualquer coisa orientado por uma perspectiva de fracasso. Começar uma luta certos da derrota. Sair pra viajar sem convicção de que há possibilidade de chegarmos ao destino. Nossos corações são, algumas vezes, dominados pelo pessimismo. Mesmo quando Deus nos concede coisas muito boas — dádivas muito preciosas — nós, às vezes, pensamos apenas nos possíveis desgastes e problemas que podem surgir a partir do momento em que nós tomemos posse daquela bênção que nos é dada por Deus.
Este é um texto conhecido. A ideia central desta parábola da candeia é de exposição. Uma candeia é uma lâmpada — um dispositivo de iluminação. Por meio de perguntas retóricas, Jesus ensina duas coisas muito simples e espiritualmente poderosas acerca do ministério de sua Palavra.
Excetuando-se os seis últimos versículos, este capítulo do Evangelho de Marcos é todo dedicado às parábolas do reino.