05. O início do ministério público de Jesus [Mc 1.14-15]

05. O início do ministério público de Jesus [Mc 1.14-15]

Chegamos ao relatos dos v. 14-15. Finalmente inicia-se o ministério terreno de Jesus. Até agora nenhuma palavra de Jesus havia sido mencionada. Marcos situa o início do ministério de Jesus logo após o término do ministério de João Batista (v. 14). Enquanto João exerceu seu ministério na Judeia, a região ortodoxa, habitada por judeus que conheciam a Palavra de Deus, Jesus iniciou seu ministério na Galileia, a região heterodoxa, habitada por judeus e não-judeus; uma região de crenças misturadas (v. 14). É nesta região “impura” para o judaísmo ortodoxo que nosso Senhor começa seu ministério.

De fato, a primeira metade do Evangelho de Marcos relata os atos e ensinos de Jesus na Galileia. A Galileia era tida como muito imperfeita pelos religiosos judeus do 1º século. Os galileus eram inexatos em termos de Teologia, Liturgia e Culto. As pessoas da Galileia não eram muito valorizadas pelo judeu tradicional (cf. Jo 1.46).

É exatamente ali que nosso Senhor inicia seu ministério e com isso Marcos sinaliza tudo que ele apresentará no restante de seu Evangelho: este homem — o Filho de Deus — humilde que se identifica com os pecadores, recebe o batismo e a unção do Espírito Santo. Em seguida, na dependência do Espírito, é tentado e suprido por anjos no deserto. E então ele começa seu ministério no meio de um povo extremamente necessitado.

Um Comentário

  1. Pr Henrique Davanso Pechoto

    Palavra muito sábia e puramente bíblica. Me auxiliou muito. Grato.

Deixe uma resposta